turismo

Turismo de Base Comunitária resgata valores e vivências ancestrais

Uma forte e valiosa forma de desenvolver comunidades, identidade cultural, economia e proteger a natureza. A economia do futuro: o Turismo de Base Comunitária ganha força em oferta e demanda no pós-pandemia e se desenvolve entre povos, agências, instituições e, claro, viajantes.

   De um lado, viajantes buscando cada vez mais por experiências autênticas no turismo de natureza. De outro, comunidades de povos originários e tradicionais com diversidade cultural riquíssima e meio ambiente preservado, necessitando desenvolver alguma criação e renda para se salvar da miséria, mineração ou outra ameaça que ronde. O Turismo de Base Comunitária chega para unir interesses e mudar histórias. “As pessoas estão buscando mais atividades ao ar livre. Existe um recente e forte aumento desse nicho de clientes que são visitantes que não querem ir para praia ou resort, e preferem mais contato com a natureza e experiências significativas”, aponta Joaquim Magno Souza, diretor geral da Roraima Adventure.
       A Roraima Adventures é uma empresa de turismo de aventura especializada em atividades no Monte Roraima e Pico da Neblina. Foi oficializada em 2003, há 20 anos, mas desde 1994 Magno já organizava experiências no Monte Roraima. Na época, as visitas ao local eram esporádicas. “Fui um dos 10ou15primeiros brasileiros a subir o Monte. O envolvimento com a comunidade é constante, tanto na parte de guiamento, quanto staffe especialmente relações construídas ao longo deste tempo. Com o passar dos anos a demanda turística só aumenta, e essa já é a principal atividade econômica da região”, relata o empresário.
     Hoje o acesso ao Monte Roraima segue normas de agenda mentos do Parque Nacional Canaima (Venezuela) e Parque Nacional do Monte Roraima. Nessa trajetória Magno segue despertando a necessidade de (…) leia mais na revista editada acima.

*matéria publicada na edição digital da revista Abeta Summitt 2023, publicação Abeta edição Broto de Letra.