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Novas rotas do Catamarã

[arte pedro dreher-correiodopovo]

O Catamarã, barco que há dez meses já transportou 600 mil passageiros entre o Centro de Porto Alegre e a cidade de Guaíba, em direção ao Sul, realizará novas viagens pelo rio. No meio do trajeto para Guaíba está sendo instalada uma nova parada, no caso, um pier, no bairro Cristal. Hoje a embarcação faz 30 viagens diárias diretas entre o Cais do Porto e Guaíba e em breve oito delas terão parada no meio do caminho. A segunda nova rota é do Centro até a Ilha da Pintada, a ser feita com barco novo.

O pier será instalado nas proximidades do BarraShoppingSul, que pagará a construção do ancoradouro junto com a empresa de transportes Catsul. A prefeitura cuida do entorno, iluminação e limpeza, inclusive coberturas de lixo doméstico que se formam nas margens do local.

Com o ponto, o Catamarã faz viagem metropolitana (intermunicipal) até Guaiba, e municipal ao mesmo tempo (centro-Cristal e Centro-Ilha), o que motivou a assinatura de convênio entre a Prefeitura, Metroplan e governo estadual feita a bordo do barco na tarde de ontem. Conforme o secretário de obras do Estado Luiz Carlos Busato, no início deste ano foi aberta a seleção para que empresas de transporte aquático manifestassem interesse em atender Porto Alegre e apenas a Catsul se inscreveu. O diretor-presidente da EPTC Vanderlei Luis Cappellari afirmou que foram analisados 12 pontos ao longo do Guaíba até se decidir pelos atuais. Segundo as autoridades, a concessão atual é de forma experimental, e dentro de um ano será lançado edital de concessão pelos próximos 30 anos.

Na Ilha da Pintada o barco que está sendo construído, com capacidade para 140 pessoas (os outros dois existentes levam até 120), vai atracar em dois pontos: na Colônia dos Pescadores Z5 e no antigo estaleiro Mabilde. A EPTC será a responsável pelos piers da Ilha. A EPTC e a Secretaria Estadual de Obras estimam que a rota para a ilha deverá entrar em operação na primeira quinzena de outubro.
No entanto, o meio de transporte mais ágil, confortável, silencioso e com uma agradável paisagem chega com preços e estruturas nem tão populares. As tarifas variam entre R$ 3,00 e R$ 7,25.

Segundo o diretor da Catsul Carlos Augusto Bernaud, os passageiros de 8km entre Guaíba e o Cristal pagam mais em relação a passageiros entre o Centro e bairro de Porto Alegre porque uma ligação é urbana e outra metropolitana. “Tem que pagar a passagem inteira, independente da parada. Não tenho certeza que outro passageiro vai embarcar”, justifica. O empresário prevê que em no máximo dois meses as novas linhas estejam funcionando.

Na avaliação do prefeito de Porto Alegre José Fortunati, “O barco não vai competir com o transporte público, e atenderá quem puder deixar seus carros em casa na Zona Sul e aos turistas”, afirmou.
Segundo o presidente da EPTC, “Esse é um transporte seletivo, não coletivo. Talvez ainda não tenhamos demanda para barcos de 600 pessoas como no Rio de Janeiro. Ainda precisamos de mais expertises para calcular tais tarifas”, afirmou, completando: “apesar de não popular, o transporte já ajuda muito quando reduz o número de carros nas ruas”.

Conforme o diretor da Catsul, a empresa investe R$ 2 milhões no terceiro barco e pagará metade do custo do pier no Cristal, estimado em R$ 150 mil. A EPTC programa adaptar o sistema de cobrança para que usuários do Tri (municipal) e Teu (metropolitano) possam utilizar os cartões.


[foto pedro revilion]
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